terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Amigos sem fronteiras

Relendo os comentários neste blog, fiquei pensando sobre o valor do sentimento amizade. A amizade é mais profunda que o amor entre homem e mulher. Quantos amores você já teve que passaram e quantos amigos você conserva por longos anos? Às vezes, um amigo pode ter sido um amor que acabou,mas ficou a amizade. Porque se foi um verdadeiro amor, teve cumplicidade. Se teve cumplicidade, vai deixar marcas.
Dizem que somos responsáveis por aqueles que cativamos. Acredito que ninguém se cruza neste mundo por acaso. E formamos uma rede pra lá de entrelaçada.
Aí é que entram os amigos sem fronteiras.Quando é que eu iria imaginar que iria fazer amizade, daquela de sentir falta, com romenos, egípcios, mexicanos, albaneses,africanos e tantos mais? Cheguei aqui e ,pra aprender inglês, tive que conviver com pessoas de todos os cantos do planeta. Mesmo não falando a mesma língua, porque ninguém sabia falar inglês bem, o sentimento fraterno foi muito forte. A necessidade de ajudar uns aos outros uniu gente de todas as raças, origens e credos.Uma verdadeira Torre de Babel. Mas a linguagem do coração não precisa de tradutor.
Assim sendo, fico me perguntando, se a gente consegue se comunicar tão bem,embora não falemos o mesmo idioma, por que quando sentimos ou achamos que sentimos amor por alguém temos tanta dificuldade de compreensão?
Estamos confundindo amor com posse? Ou nos sentimos tão seguros da nossa capacidade de sedução que deixamos de cuidar desse amor,no dia a dia? Ou nos sentimos tão inseguros que tranformamos os momentos de estarmos juntos em horas de tormento e lamúrias?
Eu sempre fui adepta do amor baseado na amizade.Isto não quer dizer fazer amor com um amigo.Alto lá! Mas depois do amor, é bom ter sobre o que conversar.
Tenha muito amor pelo seus amigos e muita amizade pelo seu amor. Porque quando um ex-amor "bate a minha porta'', lamentando por não ter conseguido permanecer ao meu lado, ofereço-lhe a minha amizade. Mas sei lá porque,sempre ouço aquela musiquinha da Blitz:
"Você não soube me amar,
Você não soube me amar...
Oh! Baby não!"...