quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Cariocas são bacanas

Sou carioca há 53 anos.No momento, uma carioca perdida numa cidade linda, linda de morrer, porque pra se viver aqui há que se morrer um pouco. Pelo menos para quem era uma carioca verdadeiramente ativa.No Rio, eu trabalhava, dançava, beijava...muito...., orava, batia papo-furado, papo-cabeça,tomava cerveja, guaraná ( que saudade!), estudava, fazia amigos e inimigos também (RSRS).
Agora, aqui estou, em Nashville, Estados Unidos. Nunca ouviu falar? Nem eu, antes de vir parar aqui. Mas de Memphis você, com certeza, já ouviu falar. É a cidade do Elvis.Pertinho daqui.Só umas 5 horas de carro. RSRS. Sim, porque aqui tudo é "perto". "Perto"aqui tem outro significado. "Perto" significa que você tem no mínimo um carro. Que você estudou,ou melhor, devorou uma maldita apostila de 183 páginas em inglês que você não domina, com uma cópia em espanhol que você arranha e 2 dicionários , das 2 línguas com português,pra começar a entender o processo.E não ser processada por transgredir as leis de trânsito do Estado em que você mora, porque se mudar de estado, a sua carteira de motorista pode não servir.Aqui as leis são estaduais.
Bem, mas não vamos perder o rumo da conversa. Carioca em Nashville, sem carteira de motorista e sem dominar a língua. Já imaginou?Pois é, ainda bem que sou brasileira e consigo dar um jeitinho. E sendo carioca, comunicativa, consegui estabelecer alguns contatos e dar um jeito nesta situação caótica. Porque caos também tem outros sentidos. Mas vamos deixar as questões de significados pra outra hora.
Vamos voltar a Nashville. Nashville é uma cidade linda.Tem um centro cultural muito lindo e alegre. As casa são lindas. Parece que você entrou num filme bem romântico. Você fica andando e tem a sensação de que o Richard Geere vai dobrar a esquina ,ou o Brad Pitt,ou o Tom Cruise.O galã que você preferir. Mas como diz aquela canção..."Qual o que.."Nem pensar. Seres humanos não caminham por aqui.Você pode até encontrar um esquilo, uma lebre, uma tartaruga atravessando a rua lenta e vagarosamente ( acreditem, eu vi!). O negócio aqui é carro.Mas não pense em buzinas, engarrafamento ou similares. É um carro uma vez ou outra. Lógico que no centro nervoso ( se é que se pode chamar assim), tem trânsito.Mas você pode imaginar uma cidade em que os carros param pra você passar? Em que você ,realmente , tem a preferência? Pois é, é aqui.
Dizem que aqui é um paraíso.Bem,se o Paraíso for esse tédio todo, tô fora! Ou os anjos vão enlouquecer com a minha chegada. Vou ensiná-los a tocar forró na harpa. RSRS
É certo que aqui é uma paz.Não tem bala perdida, nem achada. Apenas uma carioca perdida nesse lugar, tentando se achar, se adaptar ou se conformar. Mas cariocas são bacanas. A gente dá um jeito. Aqui não tem Copacabana,mas tem lagos bacanas. E por aí vai.
A alegria trago comigo e acabo achando algo pra fazer,nem que seja escrever aqui nesse blog.
Espero dividir com vocês as minhas histórias. E como tenho histórias! Isso foi um cara que disse,um que queria casar comigo,mas achou que eu tinha muitas histórias e hoje, por isso mesmo,ele virou passado.Uma história que poderia ter dado certo,mas não deu.Mas isso..é outra história.