sexta-feira, 2 de julho de 2010

E agora,José?


E agora ,José? A festa acabou,o sonho findou.A bola não rola.Não mais no meio da Seleção Brasileira.Fazer o que?

A vida segue seu curso. Mas foi bom! Foi bom sonhar,apostar,vibrar e desabafar.Outros sonhos virão,outros ídolos,talvez até outros esportes.Que tal futebol de botão? Não estou brincando não!Desde 29 de setembro de 1988,o Futebol de Mesa foi reconhecido como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão.

Saudades dos tempos em que os meninos da família disputavam seu joguinho ,dentro de casa.Eu lembro que a minha mãe fazia bolinha de miolo de pão para o jogo ,que tinha uma mesa enorme como campo.

Tempo bom! Não volta mais? Volta sim.A vida anda em círculos. Daqui a pouco,quando olharmos,já vai estar tudo verde e amarelo de novo.

E o povo gritando: Vai que é nossa!

___________________________________________________________________
Futebol de Mesa como Esporte Oficialmente Reconhecido
no Brasil

Através da Resolução N.º 14, de 29 de setembro de 1988, acatando ao Of. N.º 542/88 e ao Processo N.º 23005.000885/87-18, baseado na Lei N.º 6.251, de 8 de outubro de 1975 e no Decreto N.º 80.228, de 25 de agosto de 1977, assinada pelo seu então Conselheiro-Presidente Manoel José Gomes Tubino, o CND (Conselho Nacional de Desportos) reconhece o Futebol de Mesa como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo. O Futebol de Mesa é praticado oficialmente em cinco modalidades; três oficiais (Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques) e duas experimentais (Dadinho 9x3 e Pastilha).
A CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) regula e orienta a prática desse esporte no Brasil. Uma das principais lutas dos praticantes é fazer com que o esporte seja conhecido pelos leigos como Futebol de Mesa e não como Jogo de Botão, pois essa associação faz com que o esporte esteja ligado à prática de um jogo infantil o que dificulta seu reconhecimento público como esporte e, consequentemente, seu desenvolvimento.
Após o reconhecimento institucional do Futebol de Mesa como esporte, as modalidades passaram por um crescimento estrutural e conceitual sem precedentes. As federações estaduais foram organizando-se e ganhando "status" semi-profissional e atualmente, existe uma interligação estrutural entre os eventos promovidos pelas federações estaduais. O Futebol de Mesa (também chamado de Futmesa), desenvolve campeonatos estaduais individuais e por equipes. Os grandes clubes de futebol também têm equipes participando, como Corinthians, Nacional, Palmeiras, Rio Branco e Santos em São Paulo e América, Botafogo, Bangu, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama no Rio de Janeiro.