terça-feira, 24 de agosto de 2010

Prazer,felicidade e chocolate

Minha amiga americana,agora morando no Brasil,me mandou um vídeo de um monge budista sobre a diferença entre prazer e felicidade.Achei ótimo.
Você tem prazer ao comer chocolate,mas esse prazer é fugaz, por tanto não é a verdadeira felicidade.Felicidade você constrói dentro de você e independe dos outros. A razão da sua felicidade tem que estar em você.E é contínua.
Num programa sobre comportamento,um psicoterapeuta  afirmou que você associa alimento a sensação de prazer desde quando a mãe  amamenta o bebê.E daí,quando você se sente triste, você se abastece de comida,entre elas o chocolate.
Muitas pessoas substituem o prazer sexual pelo prazer de comer.
Parei pra pensar na minha súbita paixão pela culinária.Estaria ela relacionada ao prazer pelos jogos preliminares que antecedem ao ato sexual?Pode ser. O colorido,o cheiro, a textura dos alimentos pode estar substituindo (temporariamente,eu espero) o tal príncipe encantado,ainda não encontrado por estas terras,onde cumpro meu exílio.
Então,por um momento de prazer, fui assistir ao filme da Julia Robert: "Comer, rezar e amar".Já havia lido o livro,que achei um tédio.Mas as vezes,a linguagem do cinema pode ser mais empolgante.Engano.
O que sobrou dessa ida ao cinema foi ver,retratada na tela, o que mais dilacera minha alma: a saudade do Brasil. As músicas brasileiras,embalando  a história de amor com um pseudo brasileiro,quase me fizeram chorar. O "galã",que de brasileiro não tinha nada,fez um bom esforço para retratar essa alma latina.
Saí do cinema com a vontade  louca de pegar o primeiro avião,pousar no Rio de Janeiro e "dar um pega"no primeiro carioca disponível.
Agora,fica  um alerta: se a propaganda é a alma do negócio,corram amigas ,pois o homem brasileiro  virou produto de cobiça internacional.
Eu vou ficar ,por aqui ,comendo minha barra de chocolate.