quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Cariocas são bacanas

Sou carioca há 53 anos.No momento, uma carioca perdida numa cidade linda, linda de morrer, porque pra se viver aqui há que se morrer um pouco. Pelo menos para quem era uma carioca verdadeiramente ativa.No Rio, eu trabalhava, dançava, beijava...muito...., orava, batia papo-furado, papo-cabeça,tomava cerveja, guaraná ( que saudade!), estudava, fazia amigos e inimigos também (RSRS).
Agora, aqui estou, em Nashville, Estados Unidos. Nunca ouviu falar? Nem eu, antes de vir parar aqui. Mas de Memphis você, com certeza, já ouviu falar. É a cidade do Elvis.Pertinho daqui.Só umas 5 horas de carro. RSRS. Sim, porque aqui tudo é "perto". "Perto"aqui tem outro significado. "Perto" significa que você tem no mínimo um carro. Que você estudou,ou melhor, devorou uma maldita apostila de 183 páginas em inglês que você não domina, com uma cópia em espanhol que você arranha e 2 dicionários , das 2 línguas com português,pra começar a entender o processo.E não ser processada por transgredir as leis de trânsito do Estado em que você mora, porque se mudar de estado, a sua carteira de motorista pode não servir.Aqui as leis são estaduais.
Bem, mas não vamos perder o rumo da conversa. Carioca em Nashville, sem carteira de motorista e sem dominar a língua. Já imaginou?Pois é, ainda bem que sou brasileira e consigo dar um jeitinho. E sendo carioca, comunicativa, consegui estabelecer alguns contatos e dar um jeito nesta situação caótica. Porque caos também tem outros sentidos. Mas vamos deixar as questões de significados pra outra hora.
Vamos voltar a Nashville. Nashville é uma cidade linda.Tem um centro cultural muito lindo e alegre. As casa são lindas. Parece que você entrou num filme bem romântico. Você fica andando e tem a sensação de que o Richard Geere vai dobrar a esquina ,ou o Brad Pitt,ou o Tom Cruise.O galã que você preferir. Mas como diz aquela canção..."Qual o que.."Nem pensar. Seres humanos não caminham por aqui.Você pode até encontrar um esquilo, uma lebre, uma tartaruga atravessando a rua lenta e vagarosamente ( acreditem, eu vi!). O negócio aqui é carro.Mas não pense em buzinas, engarrafamento ou similares. É um carro uma vez ou outra. Lógico que no centro nervoso ( se é que se pode chamar assim), tem trânsito.Mas você pode imaginar uma cidade em que os carros param pra você passar? Em que você ,realmente , tem a preferência? Pois é, é aqui.
Dizem que aqui é um paraíso.Bem,se o Paraíso for esse tédio todo, tô fora! Ou os anjos vão enlouquecer com a minha chegada. Vou ensiná-los a tocar forró na harpa. RSRS
É certo que aqui é uma paz.Não tem bala perdida, nem achada. Apenas uma carioca perdida nesse lugar, tentando se achar, se adaptar ou se conformar. Mas cariocas são bacanas. A gente dá um jeito. Aqui não tem Copacabana,mas tem lagos bacanas. E por aí vai.
A alegria trago comigo e acabo achando algo pra fazer,nem que seja escrever aqui nesse blog.
Espero dividir com vocês as minhas histórias. E como tenho histórias! Isso foi um cara que disse,um que queria casar comigo,mas achou que eu tinha muitas histórias e hoje, por isso mesmo,ele virou passado.Uma história que poderia ter dado certo,mas não deu.Mas isso..é outra história.

7 comentários:

abdias disse...

Resposta de um carióca do interior a uma carioca ameriwisk( CANA é coisa de brasileiro,cadeia e cachaça)
A partir de Hoje não mais lamentarei o dia de ontem.
Ele está no passado e o passado nunca mudará.
Só eu posso mudar se for essa minha escolha.

A partir de Hoje eu olharei no espelho e verei alguém
valioso e merecedor do meu respeito e admiração.
Alguém com quem gosto de passar minhas
horas e a quem conseguirei conhecer melhor.

A partir de Hoje observarei a minha caminhada
e superarei desgostos se houver tropeços.
Eu enfrentarei desafios com coragem e determinação.
Eu superarei barreiras que tentem impedir minha busca
pelo crescimento e auto aprimoramento.

Eu mudarei o que quiser e puder mudar .
O restante deixarei simplesmente passar ...

Eu agradecerei a DEUS por tudo que tenho de melhor,
por ser alguém que pode ser melhor,
pois sei Agora que isso é possível.

A partir de Hoje e para sempre.
Juro a Mim Mesmo!Não sei se cumprirei!

abdias disse...

Parabéns,Lindo seu texto.Realmente o EEUU é como comprar um Sítio.Grande alegria ao adquirir e exrema felicidade ao Vender.È dificil juntar o ùtil do carióca ao agraavel do EEUU (EU DUAS VEZES)Creio ser ai que esta a graça ,todos só veêm os dois lados da moéda,pergunto:Na quina não vai nada? Uma moéda ,por uma atenta observação minha,que poderá valer-me um premio Nobel de geometria,descobri que ela tem tres lados.ai é que está o Y da questão,todas(questões) tem tres lados ,não dois como costuma-se crer.tem o meu ,o seu e o do ego.Geralmente o Ego vence e todos perdem.Eu Perdi.Você ....

carioquices disse...

Obrigada,Abdias, pelas suas palavras.Mas como você mesmo disse,um ponto de vista,na verdade tem três lados.Não há perder ou ganhar.Acumulamos experiências.Não ganhamos ou perdemos ninguém.Deixamos passar.Mas ninguém passa pela vida do outro simplesmente.Deixamos marcas.Algumas profundas.Pode ter certeza de que você teve seu marco em minha história de vida.Existem diferenças entre as marcas de um simples tombo de bicicleta na infância e as de um desastre de carro ou de moto (RSRS) na fase adulta.Umas podem nos trazer doces lembranças,outras gostaríamos de esquecer pra sempre.Mas,vida que segue...Um grande beijo no seu coração.

Unknown disse...

Oi amiga!!!Gostei muito das fotos e do que você escreveu!
Nós aqui do Brasil torcemos para que sua "passagem" por aí seja a mais produtiva possível!!! Com certeza vc travou otimos conhecimentos.conquistou vários amigos e sem falar na "bagagem" de conhecimentos que vai trazer!!!
Tudo é um aprendizado!!! Pense assim!
Vc está cada dia mais forte,mais experiente e mais capaz!!!
Tudo aí parece muito lindo ,colorido embora eu saiba q as vezes o preto e branco prevaleça...mas lembre que existe um arco-iris dentro de você! Mude o que pode mudar e aceite com tranquilidade as adversidades.Nao lute,aprenda com elas!!! Sei que é fácil,falar mas conheço você e sei que tem força e inteligencia para saber tirar proveito de tudo!!!
Felicidade e um beijo gde da carioca aqui e cia...
lambidas da Pitucha,Bethoven,Tony e Belinha..kkkkkkk

carioquices disse...

Oi,Sol!
Só você mesma pra iluminar esta página.
Obrigada por essa força toda que você me enviou. São pessoas como você que me ajudam a seguir em frente,embora muitas vezes eu pise no freio e queira dar marcha ré.
Tudo tem seu lado positivo e,com certeza, essa experiência aqui deve valer de alguma coisa.
Bjs

..::izza::.. disse...

Olá amiga!
Belas e sábias palavras. Sei o que é estar fora de casa, claro que a extensão não é a mesma, não posso comparar o grau de dificuldade que você sente: linguas diferentes, dialetos e cultura , pesam na nossa adaptação, bem sei disso.
Mas você é forte, inteligente e de uma espiritualidade a toda prova. Deus sabe!!!!
As questões de relacionamento, essas nem se fala!!!! Caraca!!! Que dificuldade!!! O ser humano precisa rever seus conceitos mesmo. Se dar mais. Ser mais amigo e parceiro na busca pela felicidade, e aí sim....
Para o Amor verdadeiro não existe distância. Amigas para sempre!!!!!
Forte abraço! Muita paz pra você!
Marizinha!

carioquices disse...

Mariza,
Obrigada pela suas palavras.Até que nós poderíamos formar um grupo de "mosqueteiras',numa nova versão,não é mesmo? Eu, você, Silvia em Santa Catarina e a Virginia aqui. Amigas que o destino separou, geográficamente,mas que não desfez a amizade.
Amo vc.
Bjs